Guedes & Guedes Advogados- Desde 1995

INSS suspende 8,5 mil benefícios. Saiba como reativar, caso caia no pente-fino

Por Guedes & Guedes em 30/08/2022
INSS suspende 8,5 mil benefícios. Saiba como reativar, caso caia no pente-fino

É comum que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atualize sua base de beneficiários regularmente, evitando fraudes e garantindo que o pagamento esteja sendo realizado de forma justa, conforme previsto na Lei.

Além do crescente número de indeferimentos do INSS que comentamos recentemente nesse artigo, o Instituto suspendeu o pagamento de 8,5 mil benefícios previdenciários pagos a aposentados falecidos e à contas que estavam sob suspeita de fraude, mas o próprio INSS alerta que o número não deve parar por aí, já que o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) aponta cerca de 101 milhões de erros que estão sendo analisados pelo INSS. A decisão de realizar uma “faxina” surgiu após uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), que apontou o pagamento de R$80 milhões a pessoas que faleceram em 2021.

 

Mais beneficiários que a população brasileira

Segundo o levantamento do TCU e CNIS, o número de beneficiários supera o da população brasileira, com 446 milhões de Números de Identificação do Trabalhador (NITs) contra 213,3 milhões de brasileiros registrados na base do governo federal. Os cadastros, em sua maioria, incluem registros repetidos para o mesmo trabalhador e dados de falecidos. Portanto, foi determinado o prazo de até 150 dias para que o órgão atualize e cancele os pagamentos indevidos definitivamente.

 

É possível que um beneficiário vivo caia no “pente-fino”?

Apesar de contar com um controle melhor por meio do Sistema de Informações de Óbitos (Sisob), que cancela os CPFs pouco após o falecimento do segurado, sim, é possível que benefícios sejam suspensos indevidamente.

Lembrando que a suspensão é uma condição comum caso o segurado não faça a Prova de Vida, mas aqueles que possuem direito ao benefício não precisam se preocupar, pois é fácil reativar.

 

Siga os seguintes passos:

  1. Acesse o site do Meu INSS;
  2. Clique no botão Novo Pedido;
  3. Digite o nome do serviço ou benefício que você deseja;
  4. Clique no nome do serviço ou benefício;
  5. Leia o texto e siga as instruções da página.

 

Será solicitado as informações básicas, como número do CPF e número do benefício. Caso o segurado tenha outra pessoa que responda em seu nome, é necessário uma procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante. 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..